<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
O desenvolvimento do bebê com 4 semanas de gestação, é marcado pela formação do tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso e cérebro do bebê, e de outras camadas de células responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos.
Além disso, o embrião encontra-se fixado na parte superior do útero e envolvido pelo saco gestacional, que protege o bebê de infecções ou traumas e é responsável por formar a placenta e a bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação.
Nesta fase, a mulher pode começar a sentir os primeiros sinais da gravidez como cansaço, irritabilidade ou sensibilidade nos seios, que podem ser confundidos com a TPM. No entanto, algumas mulheres não têm nenhum sintoma e o sinal de gravidez é o atraso na menstruação, que pode ser confirmado com o exame do HCG na urina ou no sangue.

Desenvolvimento do bebê
Na quarta semana da gestação, já se formaram três camadas de células que darão início a todos os órgãos do bebê e que crescem no sentido do comprimento, dando uma forma mais alongada ao embrião. Além disso, o cordão umbilical começa a ser formado e inicia-se o transporte de nutrientes e oxigênio para o embrião.
A camada mais externa de células forma o tubo neural, pele, cabelos, unhas e dentes do bebê, e a camada intermediária forma o coração, os vasos sanguíneos, os ossos, os músculos e os órgãos reprodutores. Já a camada mais interna de células vai formar os pulmões, o fígado, a bexiga e o sistema digestivo.
O tubo neural do embrião é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro do bebê e, com aproximadamente 27 dias da gestação, o que equivale ao penúltimo dia da quarta semana, o bebê já tem a coluna vertebral e medula espinhal formada, desde a cervical até o cóccix.
Durante essa fase, o saco gestacional pode ser visualizado por ultrassonografia transvaginal e fica localizado na parte central do útero, medindo de 2 a 3 milímetros de diâmetro, sendo um bom parâmetro confirmar a gravidez, além do exame de HCG.
Leia também: Saco gestacional: o que é, tamanho e problemas comuns
tuasaude.com/saco-gestacional
Tamanho do bebê
O tamanho do bebê com 4 semanas de gestação é menor do que 2 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de papoula.
Mudanças no corpo da mulher
Na quarta semana de gravidez a mulher pode apresentar sintomas como cansaço, desânimo, seios doloridos, irritabilidade, vontade de chorar, cólicas, dor de cabeça, sono excessivo e a barriga pode ficar um pouco endurecida.
Esses sintomas ocorrem devido às mudanças hormonais no corpo da mulher e, muitas vezes, podem ser confundidos com a TPM. No entanto, se os sintomas estiverem presentes e a menstruação não vier, deve-se fazer um teste de gravidez. Veja os melhores testes para confirmar a gravidez.
Cuidados durante a 4ª semana
A 4ª semana da gestação é um bom momento para iniciar a prática de atividades físicas, como hidroginástica ou caminhada, desde que orientadas e liberadas pelo obstetra, para melhorar o tônus e a força muscular, ajudar o corpo a sustentar a barriga e as mudanças na curvatura da coluna, além de evitar o excesso de peso durante a gravidez.
Leia também: Quantos quilos posso engordar na gravidez?
tuasaude.com/quantos-quilos-posso-engordar-na-gravidez
A alimentação nessa fase deve ser equilibrada e deve-se evitar bebidas alcoólicas e cigarro, para reduzir o risco de complicações e para garantir o crescimento saudável do bebê.
Além disso, deve-se também evitar o uso de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico, como o suplemento de ácido fólico, que é uma vitamina importante para a formação do tubo neural, dos tecidos, do crescimento e desenvolvimento das células do embrião e da placenta. Confira mais benefícios do ácido fólico na gravidez.
Principais exames
Durante o pré-natal, os exames que são solicitados pelo obstetra para avaliar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher são:
<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
- Tipo sanguíneo, fator Rh e teste de Coombs indireto, para identificar o risco de incompatibilidade sanguínea da mãe e do feto;
- Hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Rubéola;
- HIV;
- Toxoplasmose;
- Hepatite B e C;
- Citomegalovírus;
- Urina;
- Fezes.
Outro exame que o médico deve solicitar é a ultrassonografia obstétrica para confirmar a idade gestacional, como o bebê está se desenvolvendo e se está no lugar correto e confirmar se a gravidez é de um ou mais bebês.
Confirme em que mês da gravidez está, inserindo aqui os seus dados:
98% dos leitores
acham este conteúdo útil
(443 avaliações nos últimos 12 meses)
Bibliografia
- NIKOLOPOULOU, Evanthia; et al. Neural tube closure: cellular, molecular and biomechanical mechanisms. Development. 144. 4; 552-566, 2017
- GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Atenção à saúde da mulher no Pré-Natal, Puerpério e Cuidados ao Recém-nascido. 2017. Disponível em: < Acesso em 11 fev 2021
- VAN GOOL, Jan D.; et al. Folic acid and primary prevention of neural tube defects: A review. Reprod Toxicol. 80. 73-84, 2018
- KAMAI, Elizabeth M.; MCELRATH, Thomas F.; FERGUSON, Kelly K. Fetal growth in environmental epidemiology: mechanisms, limitations, and a review of associations with biomarkers of non-persistent chemical exposures during pregnancy. Environmental Health volume 18, Article number: 43 (2019) . 18. 43; 1-30, 2019
- MAYO CLINIC. Pregnancy week by week. Fetal development: The 1st trimester. Disponível em: < Acesso em 15 fev 2021