Semana de gestação: 23 semanas
Equivale ao mês: início do 6º mês
Equivale aos dias: 155 a 161 dias de gestação
Na 23ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo início da produção de insulina pelo pâncreas, um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.
A pele do bebê já está mais rosada e o intestino começa a realizar os primeiros movimentos que servirão para a futura digestão dos alimentos após o nascimento.
Durante essa semana, a mulher pode sentir ondas de calor, devido às alterações hormonais normais da gravidez, e um pouco de falta de ar, devido ao crescimento do útero que pode pressionar os pulmões. Além disso, os sintomas de inchaço nas pernas e nos pés, dor pélvica ou contrações de Braxton-Hicks podem continuar.
Os principais marcos do desenvolvimento do bebê na 23ª semana de gestação são:
Nesta fase da gestação, o intestino começa a realizar os primeiros movimentos peristálticos, que são essenciais para a futura digestão dos alimentos quando o bebê nascer.
O tamanho do bebê com 23 semanas de gestação é de cerca de 28 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 20,3 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma toranja.
O peso do bebê nessa semana é cerca de 450 gramas.
Na 23ª semana de gravidez, a mulher pode continuar sentindo dor pélvica, inchaço nas pernas ou nos pés, ou contrações de Braxton-Hicks, e podem surgir cãibras nas pernas.
Além disso, pode ocorrer dor nas costelas à medida que o tórax se expande para acomodar o bebê em crescimento, e também um pouco de de falta de ar, pois o aumento do útero pode pressionar os pulmões.
Nesta fase da gestação, devido às alterações hormonais normais da gravidez, a mulher pode ter ondas de calor e mais sensibilidade nos seios que ocorre devido ao aumento das glândulas produtoras de leite que se preparam para a amamentação futura.
Na 23ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
Durante a gravidez é importante manter o corpo hidratado, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea e aliviar os sintomas de cãibras, inchaço nas pernas e nos pés e as ondas de calor.
Além disso, deve-se seguir as recomendações médicas, tomar os suplementos indicados pelo obstetra e praticar atividades físicas, como natação, hidroginástica ou caminhada, para fortalecer a musculatura e controlar o aumento do peso durante a gravidez.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:
97% dos leitores
acham este conteúdo útil
(434 avaliações nos últimos 12 meses)
Bibliografia
Vamos aprender uma receita deliciosa de Bolo de Chocolate Fofinho, perfeita para impressionar em qualquer…
Como Identificar e Combater a Glicose Alta Você sabia que a glicose alta pode estar…
12 alimentos para Combater a Compulsão por Açúcar Sente aquele irresistível desejo por açúcar que…
3 etapas para parar os desejos de açúcar Tradução livre de www.healthline.com Muitas pessoas constantemente…
A jornada maravilhosa da gravidez e suas etapas emocionantes A gravidez é uma jornada maravilhosa…
O que é a pílula anticoncepcional e como ela funciona? A pílula anticoncepcional é um…
Esse site usa cookies.