<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
Entenda como funciona o temível efeito platô e saiba o que fazer para sair dele!
Quando a gente inicia um processo de restrição alimentar para perder peso, uma batalha emocional também começa dentro de nós. Por isso é importante saber como combater o efeito platô.
O medo de não conseguir manter o peso ideal é enorme.
Não é a toa que foi desenvolvida a Dieta de 17 dias, cujo maior intuito é evitar esse tipo de retrocesso e garantir a perda de peso contínua.
Além disso, além de uma reeducação alimentar eficaz, é preciso traçar metas tangíveis e acreditar que o segredo do sucesso para o emagrecimento contínuo está também na nossa própria mente.
O Efeito Platô é um monstro na cabeça de muita gente que pratica dietas restritivas e param de comer determinados grupos de alimentos.
Pois só o fato de ficar sem comer o que gosta ou o que tem costume, por si só, já é um grande mártir.
Agora o que talvez você não saiba é que chegar ao efeito platô é um processo natural do corpo.
Para evitar um emagrecimento excessivo o organismo ‘aciona’ um mecanismo de defesa, para proteger o gasto energético do nosso corpo. Evitando que a gente emagreça sem limites e acabe em um estágio de desnutrição.
Confira a seguir o que é o efeito platô e aprenda como combatê-lo de maneira eficiente e natural.
O que é Efeito Platô?
O efeito platô é um estágio onde o corpo para de emagrecer, ainda que você continue fazendo dietas e praticando atividades físicas.
Como explicamos anteriormente, esse processo é um ato de defesa, onde o corpo a fim de evitar um estado de sobrecarga, passa a guardar gordura corporal.
Você pode encarar o efeito platô de duas maneiras:
- Talvez você já tenha atingindo o peso ideal e ainda não percebeu isso.
- Talvez esteja fazendo algo errado em sua dieta, e está danificando os mecanismos naturais do corpo. Nesse caso, é preciso entender qual processo está incorreto e se sua dieta é a ideal para o seu tipo físico.
O que me faz entrar no efeito platô?
Talvez você se pergunte isso constantemente.
Existem 3 possibilidades que podem te fazer entrar no efeito platô, antes de emagrecer tudo o que você deseja eliminar.
- Reduzir pouquíssimas calorias – Ao iniciar uma dieta maluca, onde você para de comer, ou reduz a quantidade de calorias a um nível muito inferior do que seu corpo está acostumado, o metabolismo tende a iniciar o efeito platô. Afinal ele começa a se reajustar, pois passa a gastar menos calorias, devido a pouca ingestão diária. O resultado é o estacionamento do emagrecimento.
- Passar fome – Pode até parecer exagero, mas algumas pessoas realmente passam fome quando decidem emagrecer. Essa situação enfraquece o metabolismo basal e consequentemente emite sinais de alerta para o corpo, que para de emagrecer imediatamente.
- Fazer exercícios físicos de maneira errada – Toda atividade física precisa estar alinhada a sua alimentação. Uma prática demasiada de exercícios aeróbicos, por exemplo, sem que você tenha uma rotina alimentar eficaz, vai acionar o efeito platô antes da hora esperada.
Como combater o efeito platô?
Para combater o efeito platô de verdade você precisa focar em uma alimentação saudável.
<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
Isso significa que é necessário consumir alimentos naturais, reduzindo alimentos processados, que são industrializados e contém um alto índice de salinados e outros químicos.
Confira a seguir uma lista com dicas de como minimizar e combater o feito platô corretamente:
- Preste atenção ao consumo de gordura – Se você consumir gordura em excesso o seu organismo vai padecer. Um exagero pode desacelerar a queima de gordura estocada. O óleo de coco é um alimento recomendado para aqueles que desejam perder peso. Acontece que seu consumo em excesso irá gerar acúmulo de gordura. Esse processo ‘confunde’ o metabolismo, o que provavelmente contribuirá para o surgimento de efeito platô. Então, a recomendação é evitar qualquer tipo de exagero alimentar.
- Consuma alimentos termogênicos – Chamados de alimentos funcionais, esse grupo específico é conhecido por sua capacidade de acelerar o metabolismo. Há um aumento no consumo da energia do corpo que reverte a termogênese em que o metabolismo se encontra no efeito platô. Você pode consumir: café preto, gengibre, pimenta e chá verde.
- Elimine doces do seu cardápio – Infelizmente, o açúcar é um inimigo do emagrecimento em potencial. Uma grande quantidade de açúcar no sangue aumenta o pico de insulina. Que por sua vez, impede o bom funcionamento do metabolismo e desregula o controle da gordura corporal. Muitas vezes, fontes de açúcar estão escondidas na alimentação, e você pode estar ingerindo grandes quantias sem perceber. Converse com um nutricionista e leia rótulos para evitar alimentos açucarados!
Agora que você já sabe como combater o efeito platô, compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a emagrecer com saúde e corretamente.