<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
Tradução livre de T Magazine: nytimes.com
Uma boa pele não é simplesmente uma questão de DNA – seus hábitos diários têm um grande impacto no que você vê no espelho. Mas, dependendo das resenhas de produtos que você busca ou das recomendações de médicos que você consulta, há uma variedade de opiniões sobre tudo, desde como hidratar até como se proteger dos raios UV. Por fim, cuidar de sua pele é, absolutamente, particular.
Mas vou te ajudar a organizar as ideias.
Dicas sobre cuidados com a pele antes de começar
Pense na sua rotina de cuidados com a pele como consistindo em três etapas principais:
Limpeza – Lavando o rosto.
Tonalização – Equilibrando a pele.
Hidratação – Hidratação e suavização da pele.
O objetivo de qualquer rotina de cuidados com a pele é ajustar a tez para que ela funcione da melhor forma possível, além de solucionar possíveis problemas. “As rotinas de beleza são uma oportunidade para observar as mudanças que vêm de dentro de si”, diz a especialista em cuidados com a pele de São Francisco, Kristina Holey. À medida que sua pele muda com a idade, seus produtos também devem mudar. Ainda assim, ela acrescenta, “não se trata de atingir à perfeição”. Permita que essas três etapas se tornem seu ritual diário que fortalece sua pele e sustenta seu dia.
Dê tempo a isso.
A ciência por trás dos produtos para cuidados com a pele já evoluiu muito ao longo do tempo, mas ainda não existe uma solução instantânea – você precisa de tempo para colher os benefícios, diz a Dra. Rachel Nazarian, dermatologista de Manhattan no Schweiger Dermatology Group. “Os resultados são vistos apenas através do uso constante”, explica ela. Geralmente é necessário usar um produto por pelo menos seis semanas, uma ou duas vezes ao dia, para notar as diferenças.
Limpeza
Lavar o rosto é o passo mais básico e essencial de qualquer rotina, diz o dermatologista da cidade de Nova York, Dr. Carlos Charles. “Nossa pele entra em contato com poluentes ambientais, sujeira e outros fatores a cada dia que devem ser suavemente removidos.” Lave duas vezes por dia, manhã e noite, para evitar poros entupidos, embotamento e acne.
Encontre seu limpador facial
A fórmula certa limpa a pele sem retirar os óleos essenciais e saudáveis. Não exagere nos esfoliantes (use uma vez por semana) e evite aqueles com cascas de nozes esmagadas ou ingredientes abrasivos.
Para a limpeza diária, eis o que procurar:
a) Para pele oleosa ou propensa a acne – Sabonete Líquido Espumante
– Quando ativado com água ou friccionado na palma da mão, esse limpador se transforma em uma espuma arejada que ajuda a remover a sujeira e o excesso de sebo dos poros.
b) Para pele seca, vermelha e/ou propensa a eczema – Creme ou loção
– Esses produtos de limpeza são formulados com emolientes, como glicerina ou manteiga de karité, que limpam as impurezas e também hidratam a pele.
c) Para pele sensível – Óleo
– Embora colocar óleo no rosto possa não parecer uma limpeza, na verdade é. (Apenas pense: óleo absorve óleo.) Por exemplo, o Argan é não comedogênico, leve, hidratante e bem tolerado.
d) Para pele madura – Bálsamo
– Essa pomada rica em manteiga se transforma ou “derrete” em um líquido quando em contato com a pele. Pode ser usado sem água para dissolver maquiagem pesada e tende a ser muito suave.
Uma dúvida que pode ter surgido é quanto ao termo “não comedogênico”. Esse termo geralmente aparece nos rótulos dos produtos e é usado por especialistas em cuidados com a pele, mas nem sempre definido em linguagem simples e clara. Aqui está uma explicação rápida: se um produto afirma ser não comedogênico, significa que ele não deve entupir os poros nem provocar a acne. A alegação não é regulamentada pelo FDA, no entanto, muitas empresas fazem seus próprios testes internos para determinar se um produto deve ser considerado comedogênico ou não.
Tonificação
Para muitos, a palavra “toner” lembra os adstringentes picantes dos anos 80. “O original era um produto à base de álcool que era usado para secar a pele oleosa e remover qualquer sujeira restante após a limpeza”, diz Nazarian. As fórmulas de hoje, no entanto, evoluíram. Pense neles como suplementos – esses líquidos finos fornecem uma dose extra de nutrientes, ajudando os outros produtos em sua rotina a serem absorvidos melhor, enquanto ainda equilibram sua pele. A esteticista da cidade de Nova York, Jordana Mattioli diz, e a maioria dos especialistas concorda, que o toner é opcional: “Pode ser uma boa maneira de adicionar ingredientes específicos que você pode não ter em outros produtos ou adicionar outra camada para reposição deles na pele”. Se você tiver tempo e inclinação, aqui estão alguns ingredientes dos heróis a serem procurados:
Alfa e beta hidroxiácidos para remover suavemente as células mortas da pele que podem entupir os poros, melhorar a pele danificada pelo sol e minimizar o embotamento.
Ácido hialurônico para aumentar a hidratação, selar a umidade e pelar a pele para tratar sutilmente as linhas finas.
Água de rosas e chá verde para acalmar a irritação e reduzir a vermelhidão com um efeito anti-inflamatório.
Vitamina E e C para combater a exposição diária aos radicais livres que podem envelhecer sua pele.
<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
“Os toners devem ser usados após a limpeza e antes de colocar qualquer outra coisa”, diz Mattioli. O método tradicional de aplicação é saturar uma almofada de algodão e passá-la pelo rosto. Mas, como Mattioli ressalta, “você acaba perdendo muito produto”.
Dica: “A aplicação de toner com mãos limpas é a mais eficiente. Apenas despeje algumas gotas na palma da mão e deslize-a sobre o rosto. Ou, se preferir, você pode dividir uma almofada de algodão “para que não fique tão grossa antes de colocar toner”, aconselha Mattioli. A maioria das fórmulas pode ser usada de manhã e à noite, mas você pode usar aquelas com ácidos esfoliantes apenas à noite ou a cada dois dias.
Tratamento com Sérum
Simplificando, os séruns são poderosos aliados da pele. Cheios de doses concentradas de ingredientes ativos, esses elixires podem atenuar uma série de problemas, desde manchas escuras a rugas. “Mesmo que você não tenha nenhum problema específico, todo mundo ainda precisa de um sérum antioxidante geral pela manhã para proteger dos agressores diários”, diz Mattioli. Embora existam “opções ilimitadas” para ingredientes, Nazarian destaca seus favoritos trabalhadores. Para lidar com problemas específicos, procure estes produtos:
Ácido hialurônico para selar a hidratação e fortalecer a função de barreira (a camada superior da pele) para evitar a perda de umidade.
Vitamina C para ajudar a clarear a pele opaca e diminuir as manchas escuras com o uso contínuo.
Retinol, vitamina B3, peptídeos para estimular a produção de colágeno e elastina, proteínas no organismo que ajudam a prevenir linhas e flacidez da pele.
Enxofre coloidal, niacinamida para acalmar vermelhidão e irritação, diminuindo a inflamação e melhorando a acne com seus efeitos antimicrobianos.
Dica: Se você tiver diferentes “problemas”, convém usar várias fórmulas. “Eu recomendo tratar diferentes áreas com produtos diferentes”, diz Mattioli. “Talvez você use um sérum de vitamina C por todo o rosto, mas depois aplique [outro] para hiperpigmentação em apenas alguns pontos.” Basta consultar o seu dermatologista sobre qualquer combinação para evitar possíveis reações.
<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
Não caia no erro de tentar misturar um sérum no seu hidratante para economizar tempo. Isso “diminui a capacidade da pele de absorver o sérum efetivamente”, diz Nazarian. “Os produtos devem ser aplicados um por um.”
Nem todos os séruns são aplicados com a mesma frequência. “Isso varia com os ingredientes”, diz Nazarian. “Prefira antioxidantes pela manhã porque eles oferecem proteção adicional das agressões do meio ambiente, e a maioria de nós não usa filtro solar suficiente”, diz Mattioli. No entanto, certos ingredientes são melhores quando usados à noite. Por exemplo: “Os retinóis não são estáveis ao sol e se degradam se aplicados durante o dia”, explica Nazarian. Conclusão: Leia atentamente as instruções do rótulo.
Hidratante
A função mais básica de um hidratante é hidratar e suavizar a pele. “Essencialmente, os hidratantes ajudam a prevenir a perda de água através das camadas externas da pele”, explica o Dr. Charles. “Eles também podem complementar os óleos protetores naturalmente encontrados e outros componentes da pele, como as ceramidas.” Este é um produto que os médicos recomendam o uso durante todo o ano, para todos os tipos de pele. “A pele naturalmente perde a capacidade de reter a umidade à medida que envelhecemos”, afirma Nazarian, “e as atividades diárias, como a lavagem, podem retirar os hidratantes naturais da superfície”.
“Todo mundo precisa de umidade, mas a textura do seu hidratante será diferente dependendo do seu tipo de pele”, observa Mattioli. Cortesia do Dr. Nazarian, uma cola pro seu dia a dia:
a) Pele oleosa – hidratante em gel
– Esta é uma opção principalmente à base de água que é leve e absorve rapidamente.
b) Pele normal ou mista – Loção
– Este é o seu nível de hidratante clássico; parece mais hidratante que um gel, mas geralmente absorve bem.
c) Pele seca – Creme e creme suave (Soft Creme)
– É mais à base de óleo e mais pesado que uma loção
d) Pele Inflamada ou Sensível – Bálsamo (Balm)
– Muito parecido com um creme, um bálsamo é bom para tipos de pele extremamente secos, mas tem uma textura mais pesada.
Diferenças entre um creme de dia e de noite
Os cremes que você aplica de manhã são equipados para proteger sua pele dos agressores ambientais que você enfrentará quando sair de casa – muitos contêm antioxidantes para minimizar os radicais livres e protetor solar para protegê-lo da radiação ultravioleta. Eles geralmente têm uma consistência leve. Os cremes noturnos, por outro lado, concentram-se em reparar qualquer dano que você possa ter causado, com ingredientes como o retinol para acelerar a renovação celular e neutralizar manchas escuras. Esses cremes também reabastecem os níveis de umidade, que mergulham naturalmente à noite, com emolientes que geralmente criam uma textura rica e espessa.
Cremes para os olhos?
Você pode sobreviver sem um creme para os olhos? Absolutamente. Mas, se você tiver preocupações específicas, como hiperpigmentação, secura ou inchaço, tente um. “A pele ao redor dos olhos é bastante fina e delicada e tem maior probabilidade de reagir a ingredientes irritantes do que outras áreas”, diz Nazarian. “Portanto, os dermatologistas geralmente recomendam um creme para os olhos que considere a sensibilidade potencial e tenha concentrações mais toleráveis de ingredientes ativos”. Não escolha um creme para os olhos antes de consultar um dermatologista.
Para bolsas e bolsas de inflamação, cafeína, peptídeos e ácido hialurônico podem ser calmantes, diz Mattioli. “As olheiras podem ser causadas por veias visíveis ou descoloração comum em tons de pele mais escuros”, diz ela. “Procure por ingredientes clareadores como vitamina C, ácido kojic e niacinamida.”
Dica: evite retinóis fortes (que podem arder e causar vermelhidão) e fragrância, para evitar irritações nos olhos.
Proteger com protetor solar
Todos os especialistas que consultamos concordaram por unanimidade com uma coisa: que o filtro solar é, sem dúvida, o produto mais importante para o cuidado da pele. É “de extrema importância como parte da sua rotina durante todo o ano”, ressalta o Dr. Charles. “O uso diário e consistente de filtro solar ajuda a impedir o desenvolvimento de linhas finas e rugas, imperfeições de textura e alterações na aparência dos poros ao longo do tempo. Mais importante, o uso diário de filtro solar pode ajudar a prevenir a formação de certos tipos de câncer de pele. ” Para facilitar a lembrança, os especialistas recomendam o uso de um hidratante diário com um FPS de amplo espectro incorporado de pelo menos 30.
<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
Decodificação de fórmulas de filtro solar
Há muito debate sobre quais filtros solares são melhores e mais seguros para sua pele. Você tem dois tipos de ingredientes nas fórmulas:
Ingredientes químicos, como oxibenzona e octinoxato, que são absorvidos pela pele para combater os danos causados pela luz ultravioleta.
Prós: Leve, fácil de aplicar e transparente na pele.
Contras: Pode irritar e causar reações em pessoas com pele sensível.
Ingredientes físicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele para desviar ou impedir que os raios UV entrem em seu corpo.
Prós: Muito pouco risco de irritação ou problemas de saúde.
Contras: Geralmente, deixa um tom branco ou acinzentado na pele, principalmente naqueles com tons de pele mais escuros.
Dica: “Normalmente, defendo o uso de filtros solares que contêm uma combinação de componentes de bloqueio físico e químico”, diz o Dr. Charles. “Eles fornecerão proteção contra os raios UVA e UVB e, normalmente, não criam nenhum resíduo visível.”
Considere esta regra, segundo o Dr. Nazarian: “Aplique filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e aplique novamente pelo menos a cada duas horas. Os filtros solares químicos devem ser aplicados diretamente na pele limpa, enquanto os bloqueadores físicos podem ser aplicados por último na sua rotina de cuidados com a pele, mas antes da maquiagem ser aplicada. Aproximadamente duas colheres de sopa de filtro solar são apropriadas para cobrir o rosto e as áreas expostas do corpo; dentro desse valor, use um bom tanto para cobrir seu rosto.”
Ilustrações de Konstantin Kakanias