Já falamos aqui sobre Cronograma Capilar, e como ele é benéfico para a saúde dos fios (se você ainda não viu esse post, corre lá primeiro!).
Nesse artigo vamos aprofundar os conhecimentos sobre a etapa Nutrição.
É bem verdade que, hoje em dia, a maioria das mulheres possui uma rotina muito corrida, e muitas vezes os cuidados com o cabelo ficam para “amanhã”. Mas a dica de hoje vai aproveitar aquelas horas que, em geral, não fazemos nada: enquanto dormimos!
Antes de falar sobre a técnica, vamos tirar algumas dúvidas que podem surgir no processo.
Por mais que a umectação noturna seja muito famosa entre as cacheadas, cabelos lisos também são muito beneficiados com a técnica, pois os fios precisam de reposição de oleosidade no comprimento e pontas – em especial os cabelos compridos. Não precisa ter tanta frequência quanto as cacheadas e crespas, podendo seguir um cronograma quinzenal.
Existem outras técnicas e produtos para fazer Nutrição, mas o objetivo hoje é falar sobre a Umectação Noturna.
A Umectação Noturna é uma técnica onde se utiliza óleos vegetais da raiz às pontas dos cabelos, deixando-o agir durante todo o período da noite. Não precisa ter medo de passar o óleo na raiz, pois óleos vegetais não tem poder de ensebar o couro cabeludo, e nem pesa nos fios.
Como fazer?
Comece deixando os cabelos sujos cerca de 2 dias. Com os cabelos secos, divida em duas partes, superior e inferior. Prenda a parte de cima com uma presilha ou um coque simples, e a parte de baixo divida em mechas pequenas. Mecha por mecha, com cuidado para não quebrar o fio, vá passando o óleo à partir da raiz, levando pras pontas. Se precisar, coloque mais óleo, ate que o cabelo fique com um aspecto molhado.
Terminada a parte de baixo, solte a parte de cima e divida em mechas novamente. Repita o procedimento, passando o óleo da raiz às pontas. Ao terminar, utilize a ponta dos dedos para massagear o couro cabeludo – não utilize as unhas, pois podem machucar. Faça um coque baixo e durma.
No dia seguinte, lave os cabelos normalmente: Uma quantidade pequena de shampoo na raiz, trazendo para o comprimento. Nunca passe shampoo nas pontas dos cabelos, ou todo o trabalho da umectação será em vão! Encerre a lavagem com um bom condicionador, ou uma máscara de hidratação, e pronto, finalize como quiser.
Dicas:
Quais óleos são os mais indicados para a Umectação Noturna?
Muitos óleos vegetais são usados para Umectação Noturna, vou falar dos mais utilizados.
Óleo de Argan – O Óleo de Argan é potente para a Umectação Noturna por seu potencial protetor, que reveste os fios evitando a perda de água. Por ser rico em ácidos graxos, retarda o envelhecimento dos fios e restaura a fibra capilar. Também é rico vitaminas A, D e E, restaurando os fios, dando brilho e fortalecendo o cabelo desde a raiz. No entanto, o seu custo é bastante alto. O Óleo de Argan é retirado de uma árvore que só é encontrada no deserto do Marrocos, e para a produção de 1 litro de óleo são necessários 100kg de sementes. Por esse motivo o Óleo de Argan é chamado de Ouro do Marrocos, não apenas por sua cor, mas pelo valor. Ou seja, se encontrar um Óleo de Argan baratinho por aí, desconfie de sua procedência!
Óleo de Rícino – O Óleo de Rícino também é muito utilizado para umectação noturna, no entanto é necessário tomar alguns cuidados específicos. Por mais que o óleo de rícino possua propriedades benéficas para o couro cabeludo, fortalecendo a raiz do cabelo, limpando e diminuindo a produção excessiva de oleosidade, quem tem o cabelo muito oleoso não deve deixar o óleo muito tempo no couro cabeludo (e deve procurar um dermatologista!). Caso não seja o seu caso, abuse e use! O óleo de rícino possui propriedades antifúngicas devido aos muitos ácidos naturais entre seus componentes, o que previne a caspa e a descamação do couro cabeludo. Também auxilia na redução do frizz. E sobre fazer o cabelo crescer, é graças também aos ácidos graxos, que estimulam os folículos.
Óleo de Coco – O Óleo de Coco é o queridinho entre as mulheres que fazem o Cronograma Capilar devido ao seu custo-benefício. Encontrado em diversos locais, numa enorme variedade de preços e marcas. Só fique atenta a composição: No rótulo tem que vir escrito “extra virgem”. E dê também uma olhada nos componentes. Se tiver muitos conservantes e estabilizantes, pule fora! Prefira o óleo mais puro quanto possível. O Óleo de Coco, além de suas propriedades para a alimentação, também é muito benéfico para cabelos, unhas e pele. Ah, e por ser puro e extra virgem, pode passar no couro cabeludo sem preocupação. Ele vai ajudar na limpeza e hidratação do couro cabeludo também, além de formar uma capinha protetora dificultando a perda de água pelos fios, o que o torna extremamente hidratante.
Agora que você já sabe o que fazer, como fazer, e com o que fazer, o que está esperando! Comece hoje mesmo!
Se quiser saber mais sobre como manter a saúde dos seus cabelos, conheça o Projeto Cabelo Saudável
A Revolução do Colágeno que Você Precisa Conhecer Você já desejou poder revelar uma pele…
Calvície para Mulheres: Causas, Tratamentos e Impactos A calvície é frequentemente associada aos homens, mas…
Descubra os Melhores Remédios para Fazer a Menstruação Descer Urgente! A busca por remédios para fazer…
Vamos aprender uma receita deliciosa de Bolo de Chocolate Fofinho, perfeita para impressionar em qualquer…
Desenvolvimento do Bebê na 29ª Semana de Gravidez: Controle Aprimorado e Crescimento Notável Maravilhas da…
Cardiopatia é um conjunto de doenças que afetam a estrutura ou o funcionamento do coração…
Esse site usa cookies.