Com certeza você já ouviu falar em Cronograma Capilar. Mas o que acontece com muita gente é não entender muito bem como funciona e como colocar em prática no dia a dia. Mas é comprovado: Quem segue o Cronograma Capilar trata, cuida e mantém a saúde dos cabelos, e automaticamente, a auto estima!
Primeiramente, o que é o Cronograma Capilar?
Cronograma Capilar é a organização dos cuidados com os cabelos de maneira rotineira e dinâmica dentro da semana, de acordo com as necessidades do seu cabelo. Essa rotina é individual, pois vai variar de pessoa para pessoa, dependendo das maiores necessidades dos fios.
A base do Cronograma Capilar é composta de três etapas:
• Reconstrução
• Nutrição
• Hidratação
A partir daí, você vai organizar sua rotina semanal com essas três etapas. Cada semana precisa ter três etapas. Vou mostrar como faz daqui a pouco. Primeiro vamos entender cada etapa.
Reconstrução
A etapa Reconstrução trata da deficiência e manutenção das proteínas nos cabelos. Os fios são compostos 85% de proteína, que conhecemos pelo nome Queratina. Ou seja, Reconstruir a fibra capilar significa devolver ou manter a queratina em dia. Quando os cabelos começam a quebrar, embaraçar com facilidade, ficam muito porosos e opacos, é sinal de que está precisando repor proteínas.
Nutrição
3% dos cabelos são compostos de Lipídeos, gorduras naturais, que em geral tratamos como Oleosidade. Apesar de ser considerado um vilão para a perda de peso, para os cabelos o Lipídeo é vital. Esse lipídeo forma uma capa protetora nos fios, protegendo-os das ações do sol, do vento, e de procedimentos químicos que fazemos dia a dia. Essa gordura é formada no couro cabeludo, e desce pelo comprimento dos fios até as pontas. Quando os cabelos começam a ficar com muito frizz (mesmo molhados) e ressecados, é sinal de que está precisando repor oleosidade.
Hidratação
Os 12% restantes do cabelo são formados por água. Se os cabelos estão sem brilho, sem macies ou movimento e com postas espigadas, é sinal de que está perdendo muita água e precisa de Hidratação. Hidratar é repor a água perdida, e os maiores vilões para desidratar os cabelos são secador, chapinha e babyliss. Se você costuma utilizar algum desses, seu cabelo provavelmente precisa muito de hidratação frequente.
Agora vamos aos métodos para fazer o Cronograma Capilar.
A primeira coisa que precisamos perguntar é: “Como eu sei qual produto utilizar em cada etapa?”
Bom, você vai precisar fazer uma coisa que muitas de nós deixamos de lado: LER OS RÓTULOS!
Quando o rótulo identificar muitos Óleos Vegetais, ele é ideal para a etapa de Nutrição. Quando o rótulo identificar Proteínas, ou Queratina, ele é indicado para a etapa de Reconstrução. Quando tiver escrito Hidratação, Hidratação Profunda, Ceramidas, ele é indicado para a etapa de Hidratação. Mas tem outros meios para ter mais certeza.
Precisaremos identificar alguns Ingredientes na composição do produto. Pegue a máscara em farmácias, lojas de produtos de beleza, ou mesmo na internet, procure a composição do produto e identifique:
• Máscaras que tem ALOE VERA, PANTENOL e EXTRATOS VEGETAIS na fórmula são máscaras de Hidratação. No rótulo você identificará palavras como extract (sim, vem em inglês), glycerinl, gliceryl, glicol, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, panthenol.
• ÓLEOS e MANTEIGAS, ingredientes que indicam máscaras de Nutrição. Procure as palavras oil e butter nos rótulos, acompanhadas de outros ingredientes. Por exemplo, coconut oil (óleo de coco) e shea butter (manteiga de karité).
• Produtos com QUERATINA, PROTEÍNA, AMINOÁCIDOS ou COLÁGENO, são os indicados para a Reconstrução. No rótulo você encontrará palavras como protein, ellastin, keratin, creatin, aminoacids e collagen.
Produtos identificados, vamos montar o cronograma.
Durante 2 semanas, a cada 48 horas, você precisará encaixar uma etapa do cronograma, de forma que em cada semana você faça as 3 etapas. Analise a sua rotina e veja os dias que você consegue mais tempo para cuidar dos cabelos. Pode ser Segunda, Quarta e Sexta, ou Terça Quinta e Sábado, ou Domingo, Terça e Quinta… esse é um critério individual.
Ficará mais ou menos assim:
Após 2 semanas, quando você já preparou o cabelo para os procedimentos, você precisará reavaliar o seu cabelo para descobrir qual a maior necessidade do seu cabelo, e a partir de então, focar na etapa que seu cabelo mais precisa. Nas próximas 4 semanas você não precisará mais usar as 3 etapas numa mesma semana, mas continuará com a rotina de 48 horas.
Se você identificar que seu cabelo precisa de Reconstrução, pois passa por muitos processos químicos – relaxamento, alisamento, coloração ou descoloração – você precisará manter uma reconstrução frequente, mas nunca exagere. No máximo 1 vez por semana.
Se você não faz procedimentos químicos frequentes, mas faz muito uso de secador e chapinha, foque seu cronograma na etapa Hidratação, e mantenha a Nutrição e a Reconstrução de forma quinzenal.
Se você possui cabelos muito compridos ou cacheados, a oleosidade natural do couro cabeludo pode se perder no caminho até as pontas. Então a etapa de Nutrição precisará ser mais frequente.
Após essas quatro semanas, você notará a diferença na leveza, no balanço e no brilho dos seus cabelos. A partir de então, mantenha a Reconstrução de maneira Mensal, a Nutrição de maneira Quinzenal, e a Hidratação frequente. Lembre-se de sempre analisar as necessidades do seu cabelo, e adequar sua rotina de acordo com essas necessidades.
Se quiser saber mais sobre como manter a saúde dos seus cabelos, conheça o Projeto Cabelo Saudável em https://hotm.art/belc01
A Revolução do Colágeno que Você Precisa Conhecer Você já desejou poder revelar uma pele…
Calvície para Mulheres: Causas, Tratamentos e Impactos A calvície é frequentemente associada aos homens, mas…
Descubra os Melhores Remédios para Fazer a Menstruação Descer Urgente! A busca por remédios para fazer…
Vamos aprender uma receita deliciosa de Bolo de Chocolate Fofinho, perfeita para impressionar em qualquer…
Desenvolvimento do Bebê na 29ª Semana de Gravidez: Controle Aprimorado e Crescimento Notável Maravilhas da…
Cardiopatia é um conjunto de doenças que afetam a estrutura ou o funcionamento do coração…
Esse site usa cookies.