<<< CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE >>>
O objetivo da dieta Dukan é fazer você perder peso rapidamente em 4 fases. De fato, ela tem se tornado cada vez mais popular por causa de seus resultados incríveis.
Ela é uma dieta criada pelo Dr. Dukan, um médico francês que rapidamente encontrou uma forma de seus pacientes encontrarem o peso ideal.
Para ajudar você a entender mais sobre a dieta Dukan, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como a dieta Dukan funciona?
A dieta Dukan é constituída por 4 fases, onde apenas os alimentos selecionados poderão fazer parte do menu durante o dia.
Para esse fim, existe uma lista oficial elaborada pelo médico com nada menos que 72 alimentos de origem animal e 28 de origem vegetal.
Contudo, nem sempre todos esses alimentos são consumidos à vontade ou em grandes quantidades. Durante as fases desse método de emagrecimento, você terá todas as orientações necessárias do que comer e quanto comer.
Quais são as 4 fases da dieta Dukan?
Qualquer participante do regime Dukan que encontrar outro seguidor perguntará a ele em que estágio do regime ele está. E por boas razões, isso possibilita medir o progresso alcançado e o tipo de alimento que é possível ingerir.
1) Fase de ataque: Grande perda de peso à vista. Estes são os chamados dias-relâmpago, no qual é possível ver uma rápida perda de peso em apenas alguns dias, graças à nutrição de proteínas puras. Ou seja, durante essa fase, apenas proteínas animais podem ser ingeridas.
2) Fase de cruzeiro: essa fase deve ser seguida até que você encontre o peso ideal. Aqui, as proteínas vegetais são acrescidas no menu. Contudo, um dia por semana, é preciso comer apenas as chamadas proteínas puras, ou animais.
3) Fase de consolidação: é a fase em que o peso correto é alcançado. A pessoa se sente bem em seu corpo, encontra facilidade e prazer. Aqui, os demais alimentos, carboidratos e gorduras, são reintegrados ao menu novamente e gradualmente.
4) Fase de estabilização: essa é a chamada fase que dura a vida toda. Isso porque, você precisará manter o seu peso ideal uma vez alcançado. Para isso, uma vez por semana, você precisará comer apenas proteínas puras. Além de monitorar o peso na balança frequentemente.
*Em todas as fases, há uma quantidade de farelo de aveia que precisa ser ingerida diariamente. Isso ajudar a aumentar a quantidade de fibras no corpo.
Quais as contraindicações?
As contraindicações de uma dieta como essa são muito evidentes. Uma dieta rica em proteínas, onde, entre outras coisas, as proteínas são quase exclusivamente de origem animal, pesa consideravelmente ao fígado e os rins e, a longo prazo, expõe o risco de problemas de saúde.
Um excesso de proteínas animais pode causar, por exemplo, problemas cardiovasculares e algumas formas de tumores. De fato, se seguida por um longo tempo, essa dieta geralmente leva a um aumento no colesterol e no ácido úrico (que deriva do metabolismo das proteínas).
Os efeitos colaterais que podem aparecer para quem segue esta dieta são: mau hálito, boca seca, pele acinzentada, sensação de cansaço, dor de cabeça e perda de cabelo. Toda esta situação também se deve à falta de vitaminas e sais minerais.
A limitação de frutas e vegetais expõe a falta de fibras úteis no intestino que, dessa maneira, corre o risco de perder sua regularidade. Para isso, o farelo de aveia é adicionado, mas o efeito nem sempre é o desejado e, além disso, esse sistema é muito mais irritante para o intestino.
Gostou de saber mais sobre a dieta Dukan? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!